Pular para o conteúdo principal

CRÉDITO SOCIAL

 "A linguagem política destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez."George Orwell

 

    Amanheceu jogando videogame, até receber uma notificação do seu celular, no primeiro momento, tentou se esquivar, mas a tela da televisão restringiu sua atividade atual, se não olhasse o que recebera, quando desbloqueou foi informado estar há horas dedicando em uma atividade que não traz nenhum fruto ou benefício para nossa sociedade, ainda mais analisando que já atingiu 6 horas semanais recreativas que não trazem nenhuma mudança para o cérebro,  recusou, por conta desse fato, perdeu pontos significativos.

    No dia seguinte, quando estava diante do ônibus, verificou que para embarcar era necessário 700 pontos, faltava cinquenta pontos, para isso, recordou ainda criança quando aprendeu como conseguir pontos mais rápido que o usual, realizar trabalho de bom samaritano para idosos ou indivíduos que se encontram situação de rua, a grande diferença que agora não recebe uma medalha em sua roupa, mas algo mais relevante.

    Primeiro, observou uma senhora com andador, tentando atravessar uma rua, pegou em sua mão direita, colocou sob seu braço, e caminhou ao seu lado como um jabuti, observando mais sua pele, lembrou da professora murchinha, quando chegou na esquina ela agradeceu pelo ato, para minha sorte, ali estava instalado uma câmera que instantaneamente computa os pontos para cima ou baixo, indiretamente, utilizando o sistema de Karma, mas até hoje ninguém descobriu como realmente funciona. Após tal fato, dei dinheiro e água para um senhor branco, magro que pude observar a divisão das suas costelas, com barba branca, sentado no chão de terra, em frente a grande cidade. 

    Senti uma vibração no pulso, atingi a marca de 900 pontos, após horas de inúmeras atividades com a mesma finalidade. Fui para o trabalho, lá foquei em me empenhar o máximo, pois quando mais tempo dedicado você consegue até triplicar a pontuação que ganhou, ou seja, por aqui as pessoas realmente precisam trabalhar, mas se tornam servidores públicos para coçar a bunda o dia inteiro. Pois, seu salário é pago conforme trabalho efetivo, caso não tenha bom desempenho, ficará sem um tostão na carteira.

    Interessante ressaltar, até mesmo nos sites que você visita consegue pontos, a pessoa que dedica muito tempo ao longo da vida, focando em sites educativos, acaba com os pontos zerados antes mesmo de concluir a escola. Julgo que agora, você deve estar se perguntando qual é a consequência quando isso acontece? Não, é vedado aplicar a morte quando acabou seus pontos, há três possibilidades, morrer como indigente; se tornar um militar temporário para os piores lugares do universo ou se tornar um mendigo, pois querendo ou não, o Terceiro é necessário para o funcionamento do Estado.

    Acredito que em breve, pelo meu próprio esforço, terei sucesso para servir melhor meu Estado, minha Nação da maneira que for da vontade deles, pois sou apenas uma molécula sobrevivendo ao redor dessa grande massa que possibilita a nós, não morrermos de fome, ter um abrigo a cada dia, e usufruir da maior liberdade que podemos ter, o não desperdício do tempo livre. Após registrar esse texto em seu diário, ganhou mil pontos, em celular, recebeu uma informação o convidando para se tonar âncora de um jornal. A melhor maneira de um sistema autoritário persistir no mandato é contratar indiretamente puxa-saco para os outros acreditarem ser uma maravilha.


INSPIRAÇÃO
     
     A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. Esforcei-me para mostrar a realidade do crédito social, um mecanismo que será implementado na China em breve, funciona como narrei no texto e 1984, na prática com adaptações. Como notou  um texto forte e atual , nos moldes das distopias; enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!
 

REFERÊNCIAS:

1984 de George Orwell 


VÍDEO que inspirou o conto:

https://www.youtube.com/watch?v=SZ2YJCg8Ess&t=263s

Comentários

  1. Ótimo texto!
    Parabéns pelo crescimento da crítica política.

    ResponderExcluir
  2. Samara Fernandes Leite13 de julho de 2022 às 13:16

    Texto muito bom! Continue escrevendo esses temas.

    ResponderExcluir
  3. Amei a crítica, excelente texto!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto !
    Causa um certo desconforto já que está bem próximo da realidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...