"A ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda da corrupção." Antonio Gomes Lacerda
Uma professora universitária, loira, na faixa dos cinquenta anos, usando óculos, pelos anos dedicado para instrução dos jovens e ausência de atividade física, era nítido a idade quando qualquer pessoa olhasse para ela. Naquela noite em específico, iniciava uma nova turma de ética, não apenas estudos filosóficos sobre a origem da palavra, mas sempre ressaltava para mentes novas sobre a parte mais relevante dessa disciplina, sua aplicabilidade, por exemplo: "não é bem-visto um pastor praticando atos contra sua crença", partindo do mesmo ponto de vista é irreparável qualquer professor que, no fundo, não passa de um hipócrita fora da visão de todos.
Não via a hora de chegar a casa, passei o dia instalando esse novo aparelho pirata de televisão ao redor de toda a cidade, quando a porta foi aberta, a pessoa ficou pasma e surpresa, inclusive eu a reconheci de imediato, é aquela professora de ética da faculdade onde já trabalhei nos serviços gerais, ela tentava ao máximo esconder que fora ela quem contratou o serviço, inicialmente comentou que o seu marido havia ligado, mas observei que não tinha nem sinal ou marca de aliança, quando a filha adolescente subiu correndo, disse que foi ela, e apenas tornou pior sua situação, pois a jovem negou com a cabeça e disse para sua mãe arcar com as consequências dos seus atos. Trabalhava fingindo não ter escutado nada, seus olhos brilhavam de raiva e ódio pela descendente.
Quando pedi para ela um copo de água, falou que infelizmente não tinha refrigerante para servir um bom trabalhador como eu, posteriormente, quando acabara de finalizar o trabalho, seu filho mais novo chegou com seis refrigerantes, dizendo: "mamãe, olha o que eu consegui da igreja, fiquei até mais tarde como a senhora me orientou". Naquele momento, independente de estudos ou dinheiro, tive pena dela, pois mesmo sem ter acesso a nenhum deles, sempre mantive a legalidade perante a sociedade. Engraçado analisar que muitas pessoas julgam ser ético o servidor que não cometendo crime ou fato similar, mas está na mesma farinha quem compactua como essa cliente.

Ótimo texto, embora curto entregou a moral.
ResponderExcluirExcelente texto 👏
ResponderExcluir