Pular para o conteúdo principal

Constância nos Estudos para Concurso

 ''O segredo do sucesso é a constância do propósito'' -  Benjamin Disraeli

     Quem inicia os estudos para qualquer propósito (faculdade, profissional ou concurso) sabe que não é nenhuma atividade fácil, mas nesse texto em particular o autor irá se concentrar nos estudos para o terceiro exemplo citado, pois há pessoas que ficam anos se preparando para uma carreira, um cargo, sem definição de uma banca para se basear. Esse laço temporal entre o início quando abre o site do curso ou material, até a data da prova demandam muitas coisas, por essa razão é compreensível que ocorra muitas circunstâncias que possam interferir no seu desempenho nesse período.
        Conforme a psicóloga Juliana Gebrim, a procrastinação não é como geralmente imaginamos, por um modo passivo, nós optamos por não fazer determinada ''atividade importante'' em detrimento de outra que não é. Uma coisa que auxilia nesse fato, principalmente é definir claramente por intermédio de um quadro de horários de estudo definidos, tanto no dia, semanal e mensal; ademais, é válido realizar a divisão do que faz durante as 24 horas, pois muitos infelizmente sacrificam uma parte essencial desse ciclo, o lazer, dessa forma faz que nossa mente classifique o afazer como algo não  prazeroso.
       Ansiedade é um sentimento que devemos saber como lidar, pois, mesmo que você possa encontrar facilmente pela “internet”, YouTube e livros, pessoas divulgando o seguinte produto: “Saiba como acabar com a sua ansiedade!'', tal fato é uma famosa arte do delito 171 do Código Penal (estelionato), pois é impossível acabar com isso enquanto vivo, ou seja, quando morremos de fato ela some de nosso corpo, mas claro há maneiras que nos ajudam a lidar com ela da forma correta, poderia passar dicas do que  funciona, entretanto acredito que nesse aspecto é estilo um remédio, pois funciona diferentemente conforme o nosso biotipo, por essa razão recomendo assistir os (Divãs) do concurseiro no canal do Gran Cursos, ficam disponibilizados mesmo após sua estreia, da psicóloga Juliana Gebrim, mestre no tema.
       Existem aqueles dias que estamos super desmotivados para o aprendizado, a sugestão que te recomendo quando estiver em tal situação, é estude menos horas nesse dia, ainda mais o fato que fará a diferença não sera 10x de horas registradas no aplicativo “Aprovado'', mas sim a qualidade do estudo empenhado. Ademais ao invés daquelas muitas páginas do seu livro (mapas mentais são uma boa escolha) ou vídeo aulas, a dica que dou, é faça um bloco de questões do que precisa trabalhar nesse dia, pois cada concurseiro sabe, que no final ou próximo da prova, o ideal que esteja apenas em revisão rápida e 80% do seu tempo dedicado exclusivamente para questões, ainda mais tratando de concursos que não exigem outras fases que deverá escrever ou marcar a opção correta. Digo por experiência própria, às vezes queria passar um dia deitado na cama, ainda mais na época do frio, pois toda segunda, quarta e sexta-feira corro a distância exigida no meu edital pela manhã, pois considero melhor e menos movimentado (entretanto a temperatura costuma estar entre 11-15), não queria estar fazendo isso, mas como sei que fará a diferença na minha aprovação utilizando como alavanca "motivacional'' e durante o percusso, imagino como se realmente já estivesse no dia oficial do TAF (estudo para área policial).
      Ainda mais em tempos de Pandemia, quarentena, sem biblioteca acessível, muitos sabem que estudar com    parentes em casa é quase impossível, para não surtar com esse "obstáculo'', aconselho a dialogar com seus familiares para no máximo te conceder algumas horas que em nenhuma hipótese irão te chamar, tentar acordar mais cedo para cumprir inicialmente suas metas enquanto ainda dormem, utilizar abafador de som (auxilia tanto para se concentrar quanto aumentar o foco).
       Enfim, ainda mais pós edital, acredito que seja fundamental definir um dia para não estudar, pois, o descanso é fundamental, percebi isso durante as avaliações da faculdade, pois como acordo bem cedo 6h, e geralmente não durmo tão cedo, um dia o corpo "me cobrou isso'', pois cochilei às 17h e despertando apenas as 20h, sorte que a prova só teria início durante as 21h, por essa razão no meu plano de estudos, após cumprir minha meta diária, vivo, pois não devemos apenas dedicar todas as horas do dia para tal foco, somos seres humanos, possuímos obrigações, trabalho e outras infinidades de eventos que demandam nosso tempo e dedicação na medida certa. Quando estiver estressado, a recomendação que te dou é realizar a atividade que ocupa sua mente e permite ela ficar em paz profunda, podendo ser: ouvir música, leitura, desenhar, ver um vídeo ou apenas unicamente fechar os olhos e descansar de modo temporário.

INSPIRAÇÃO
A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. A sugestão para a escrita desse texto, surgiu quando estava conversando com uma amiga de longa data sobre estudos para concurso, e sugeriu que discorresse acerca desse assunto. Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!


14 de julho de 2020

Comentários

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...