Pular para o conteúdo principal

Depressão - mal do século


“Eu sinto mais dor do que eu menciono” - Adam McIlwee

De acordo com a Psicologia, a depressão pode ser definida como uma doença psiquiátrica, de origem crônica, que causa alteração de humor, definida por uma tristeza intensa e permanente, agregada à dor, à desesperança, à culpa, com ou sem razão aparente. Atualmente por conta dela, cerca de um milhão de pessoas ao redor do falecem, pois, como sabemos bem, uma das consequências de tal enfermidade é o suicídio direto ou indireto de determinado indivíduo, porque não vê mais esperanças ou alegria na vida.
Muitas pessoas infelizmente ainda possuem aquela visão errônea sobre a pessoa que sofre por isso, passa grande parte do dia apenas deitada ou dormindo, ou seja, sem nenhuma vontade de viver, mas claro que há pessoas assim, entretanto, grande maioria dos que sofrem vivem na tentativa de esconder tais particularidades para as pessoas próximas, vivendo apenas fachadas bonitas ou com máscaras que utilizam de forma literal quando precisam conviver em meio à sociedade.
Outro fator que desperta bastante atenção, é sobre as pessoas não buscarem auxílio médico ou do psicólogo para tratar os problemas da mente que podem por fim à sua vida em um piscar de olhos. Observamos que a pessoa pode ter tudo o que sempre sonhou: dinheiro, fama, pessoas bonitas que se interessam para se relacionar com elas, todavia, percebem que há coisas que nem o maior empresário ou empreendedor do mundo consegue comprar, e isso que geralmente está ausente na vida delas.
Grandes personalidades da música, cinema e outras formas de entretenimento sofreram com Depressão, dentre deles, torna-se válido destacar: Alexandre Magno (Chorão); Luiz Carlo (Champignon) Lil Peep, Kurt Cobain, Robin Williams, Chester Bennigton, Heloísa Faissol e Alberto Santos Dumont. É um problema que pode ser ocasionado por inúmeros causas possíveis, dentro delas podemos citar: traumas psicológicos, problemas financeiros; dependência de álcool ou drogas ilícitas; divórcios, solidão e doenças crônicas.
Como é demonstrado bem nos filmes, livros, e quando temos um amigo, familiar ou conhecido que já passou por isso, nada alegra aquela pessoa, pode conquistar o que almejou ao longo da sua vida, contudo, faltará aquela sensação bastante subjetiva de “ser feliz’’, em poucos casos quem sofre por isso menciona indícios explícitos e outros nem tanto, como, por exemplo, a música: Não deixe o mar te engolir da Banda Charlie Brown Jr
“Todos pensaram que ele havia morrido
Os meus olhos se fechavam
Pensamentos se voltavam para um homem
Que ganhava os jornais mas perdia a sua alma
Ouviu-se o estouro da champanhe francesa,
Lagosta, caviar, cocaína sobre a mesa’’
Considero esse trecho como uma carta, pois aqueles que se lembram, foi constatado após os laudos científicos que a razão pela sua morte foi overdose por conta da cocaína, infelizmente um problema antigo que até ser resolvido, ceifará a vida de muitas vidas de famosos e não famosos.
  Há quem diga que país tido como de "primeiro mundo'' e altos índices de educação e IDH, consequentemente terão baixo números de suicídios, suposição totalmente errada, porque o Japão, por exemplo, apresenta traços de uma Nação excelente para se viver, salvo, se tratando nesse aspecto devido as grandes pressões que os estudantes sofrem no período escolar, uma avaliação muito importante para ter a possibilidade de ingressar na vida acadêmica, mas tamanha tensão que os jovens passam, principalmente se não obtiver bom resultado, comete o alto final, claro que até lá sofre essa patologia psiquiátrica.
Enfim, como foi observado ao longo do texto, a Depressão é uma doença bastante grave que atinge não apenas quem está com ela, mas todos a sua volta. O mais importante é que as pessoas precisam de fato conscientizar que o consumo de drogas ilícitas sem uso para finalidade médicas trará sua morte, palavras de apoio ou livros de auto ajuda não irão tratar isso, ou seja, caso se sinta dessa forma busque ajuda dos respectivos profissional da área, não permita pensar que só “doido ou louco’’ se consulta com psiquiatra, ou psicólogo, pois serão eles que podem te salvar... Ainda mais nos casos mais graves!

"Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana.'' - Augusto Cury

INSPIRAÇÃO

             A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo, surgiu conversando com uma amiga sobre possíveis novos temáticas para serem abordadas, e uma delas foi essa, mas claro que não apenas por conta disso, mas, porque gosto de trazer temas que atuais e levam o leitor a refletir, evidentemente até pode ter sido paciente dessa doença ou conhecer alguém que fora.
31-05-2020 

Comentários

  1. Muito boa a abordagem sobre o tema, acredito que é importante trazer reflexões sobre essa questão e também informações porque muitos ainda desconhem ou ignoram uma doença que infelizmente acomete muitas pessoas que acabam sofrendo ainda mais por conta da ignorância dos que o cercam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...