“Eu sinto mais dor do que eu menciono” - Adam McIlwee
De acordo com a Psicologia, a depressão pode ser definida como uma doença psiquiátrica, de origem crônica, que causa alteração de humor, definida por uma tristeza intensa e permanente, agregada à dor, à desesperança, à culpa, com ou sem razão aparente. Atualmente por conta dela, cerca de um milhão de pessoas ao redor do falecem, pois, como sabemos bem, uma das consequências de tal enfermidade é o suicídio direto ou indireto de determinado indivíduo, porque não vê mais esperanças ou alegria na vida.
Muitas pessoas infelizmente ainda possuem aquela visão errônea sobre a pessoa que sofre por isso, passa grande parte do dia apenas deitada ou dormindo, ou seja, sem nenhuma vontade de viver, mas claro que há pessoas assim, entretanto, grande maioria dos que sofrem vivem na tentativa de esconder tais particularidades para as pessoas próximas, vivendo apenas fachadas bonitas ou com máscaras que utilizam de forma literal quando precisam conviver em meio à sociedade.
Outro fator que desperta bastante atenção, é sobre as pessoas não buscarem auxílio médico ou do psicólogo para tratar os problemas da mente que podem por fim à sua vida em um piscar de olhos. Observamos que a pessoa pode ter tudo o que sempre sonhou: dinheiro, fama, pessoas bonitas que se interessam para se relacionar com elas, todavia, percebem que há coisas que nem o maior empresário ou empreendedor do mundo consegue comprar, e isso que geralmente está ausente na vida delas.
Grandes personalidades da música, cinema e outras formas de entretenimento sofreram com Depressão, dentre deles, torna-se válido destacar: Alexandre Magno (Chorão); Luiz Carlo (Champignon) Lil Peep, Kurt Cobain, Robin Williams, Chester Bennigton, Heloísa Faissol e Alberto Santos Dumont. É um problema que pode ser ocasionado por inúmeros causas possíveis, dentro delas podemos citar: traumas psicológicos, problemas financeiros; dependência de álcool ou drogas ilícitas; divórcios, solidão e doenças crônicas.
Como é demonstrado bem nos filmes, livros, e quando temos um amigo, familiar ou conhecido que já passou por isso, nada alegra aquela pessoa, pode conquistar o que almejou ao longo da sua vida, contudo, faltará aquela sensação bastante subjetiva de “ser feliz’’, em poucos casos quem sofre por isso menciona indícios explícitos e outros nem tanto, como, por exemplo, a música: Não deixe o mar te engolir da Banda Charlie Brown Jr
“Todos pensaram que ele havia morrido
Os meus olhos se fechavam
Pensamentos se voltavam para um homem
Que ganhava os jornais mas perdia a sua alma
Os meus olhos se fechavam
Pensamentos se voltavam para um homem
Que ganhava os jornais mas perdia a sua alma
Ouviu-se o estouro da champanhe francesa,
Lagosta, caviar, cocaína sobre a mesa’’
Lagosta, caviar, cocaína sobre a mesa’’
Considero esse trecho como uma carta, pois aqueles que se lembram, foi constatado após os laudos científicos que a razão pela sua morte foi overdose por conta da cocaína, infelizmente um problema antigo que até ser resolvido, ceifará a vida de muitas vidas de famosos e não famosos.
Há quem diga que país tido como de "primeiro mundo'' e altos índices de educação e IDH, consequentemente terão baixo números de suicídios, suposição totalmente errada, porque o Japão, por exemplo, apresenta traços de uma Nação excelente para se viver, salvo, se tratando nesse aspecto devido as grandes pressões que os estudantes sofrem no período escolar, uma avaliação muito importante para ter a possibilidade de ingressar na vida acadêmica, mas tamanha tensão que os jovens passam, principalmente se não obtiver bom resultado, comete o alto final, claro que até lá sofre essa patologia psiquiátrica.
Enfim, como foi observado ao longo do texto, a Depressão é uma doença bastante grave que atinge não apenas quem está com ela, mas todos a sua volta. O mais importante é que as pessoas precisam de fato conscientizar que o consumo de drogas ilícitas sem uso para finalidade médicas trará sua morte, palavras de apoio ou livros de auto ajuda não irão tratar isso, ou seja, caso se sinta dessa forma busque ajuda dos respectivos profissional da área, não permita pensar que só “doido ou louco’’ se consulta com psiquiatra, ou psicólogo, pois serão eles que podem te salvar... Ainda mais nos casos mais graves!
"Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana.'' - Augusto Cury
"Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana.'' - Augusto Cury
INSPIRAÇÃO
31-05-2020

Maravilhoso o texto
ResponderExcluirMuito boa a abordagem sobre o tema, acredito que é importante trazer reflexões sobre essa questão e também informações porque muitos ainda desconhem ou ignoram uma doença que infelizmente acomete muitas pessoas que acabam sofrendo ainda mais por conta da ignorância dos que o cercam.
ResponderExcluir