Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIA

 "Ninguém mais morto do que o esquecido." Gregório Marañón

 

     "Olá, como posso te ajudar?'' Um idoso na casa dos oitenta anos, apareceu na minha loja, exibindo um sorriso amarelo provavelmente em decorrência do cigarro a longo prazo, as manhãs em sua pele demonstravam já ter passado por um tratamento sério, conheço tais detalhes pois minha nora é médica; mas retornando ao sujeito, é magro, mas com uma barriga bem protuberante, seus braços e pescoço o faz ser tão semelhante quanto um lobisomem. 

    "Meu celular não está recebendo chamadas, deve ter quebrado.'' "Vou dar uma olhada para o senhor''. Não gosto quanto as pessoas me chamem dessa maneira, o meu nome é Joaquim;  Um celular bastante rudimentar ausência de whatsapp ou touch screen, abri lentamente com uma chave de fenda, os olhos daquele ser pareciam criança esperando para a mãe liberar os doces da festa, constatei que a bateria funcionava normal, sem nenhum problema, nem o som apresentava qualquer falha, o indaguei para saber o número e realizar a prova real, liguei e o celular tocou.

    "Felizmente não há nenhum problema em seu aparelho, meu caro Joaquim.'' Interessante ressaltar que ele não aparentava feliz com a minha resposta, apenas abaixou a cabeça se aproximou mais ainda do balcão e me perguntou algo que me deixou em reflexão até hoje: "Se não há nenhum problema no meu celular, por qual motivo meus filhos não me ligam?''  Abriu a carteira e tirou uma foto com todos os familiares, indicou no dedo a idade, ofício e nome de cada um, quando partiram para a cidade, imaginei que jamais iriam abandonar quem sempre cuidou deles. 

 


 

 

INSPIRAÇÃO

 
      A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. Pensei na sugestão de criar um texto forte e impactante sobre um drama infelizmente corriqueiro no Brasil. Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!
 
REFERÊNCIAS
 
  Ps: A imagem do conto foi criado por intermédio de uma IA, wombo.art, digitei "old father with no call from children family on cell phone away isolated sad depression" e obtive esse resultado.

 

Comentários

  1. Ótimo texto!
    Profundo ,reflexivo e de uma sensibilidade enorme 👏

    ResponderExcluir
  2. Cesar Saccilotto ( seu Pai )14 de novembro de 2022 às 11:31

    Que texto lindo, meu filho, demorei a ver suas postagens em seu blog, mas quero dizer que a partir de hoje serei seu maior motivador, incrível, mas este pequeno texto mexeu comigo de verdade ... acho que tenho que ligar para pessoas ... que talvez eu tenha deixado pelo caminho ... obrigado filho ... que DEUS continue sendo tua maior fonte viva em escrever ... continue .... daqui para frente ... você escreve e eu leio !

    ResponderExcluir
  3. Uauuu!!!
    Que denúncia social!!!!
    Infelizmente isso é uma fato, produzido a partir da desonra de gerações!
    Vejo aqui a oportunidade para mudar essa realidade!!!

    ResponderExcluir
  4. Um texto que mostra a dura realidade de muitos idosos...Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida Gabriel!
    Que conto. Retrata exatamente a realidade em muitas famílias. Na minha leitura fui despertado a aumentar minha frequência de de ligação à minha querida mãe Rita. Infelizmente, hoje, só tenho ela, pois meu velho, o qual já se foi há 21 anos e a propósito, ainda sinto sua falta. Lembro-me de uma ocasião após ter passado o dia com ele, já doente, quando já estava indo embora com minha esposa e 1° filho, Williams Junior Pontes Maciel, já com o carro ligado, olhei-o lá da rua e ele já bem debitado sentado no sofá da sala
    estava com olhar fitado em mim, senti e descobri naquele dia que não teria meu velho por muito, mas não sabia quanto mais. Deus me deu forças naquele momento, eu sei disso. Por isso, quando tenho oportunidades falo para quem ainda tem pai, beije-os, abrace-os, continuem e não parem, nunca de dizer que o ama. Deus continue te abençoando Gabriel. Abraço a sua futura noiva e Doutora Sâmara. Obrigado por esse conto. Vou ligar para minha mãe Rita Cavalcanti Maciel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...