Pular para o conteúdo principal

CULTURA

 "A cultura não se herda, conquista-se." André Malraux

 

    Um escritor aproveitou suas férias para velejar rumo ao desconhecido, em sua mochila levava consigo: bússola; repelente; facão; binóculo; sinalizador, a pistola prateada no coldre; pele branca, seus olhos eram fundos pelo tempo submetido na escrita em ambiente mal iluminado, apresentava um rosto cansado com uma enorme cicatriz da bochecha direita até o olho, ele sempre afirmou que foi fruto de quando teve que lutar pela sua sobrevivência contra um urso enquanto acampava no Canadá, entretanto, tal fato não passava de uma mentira literária, na verdade, havia sido consequência de um ataque de cachorro quando ainda era criança;

    Finalmente pisou em uma terra desconhecida, uma ilha enorme, com floresta no centro, explorando aquele local inóspito, chegou a moradias rudimentares feitas de barro, palha e madeira; ingressando mais fundo no interior, descobriu uma pedra surreal com cortes tão perfeitos que apenas uma máquina industrial conseguiria realizar, mostrava uma rosto olhos, pintados de amarelo e o caminho que levava até ali era vermelho, nosso protagonista se agachou, com indicador lambeu aquela tinta, sua mente lhe dizia que aquilo jamais poderia ser tinta.

    Tentou retornar para a praia, sentiu seus passos cada vez mais pesado, a respiração se intensificou, seu coração batia mais forte do que antes, secando o suor do pescoço, identificou que alguém o envenenara como se fosse uma leve picada de inseto, caiu no chão e antes de apagar por completo viu outros humanos surgindo.

    Três décadas se passaram até que um antropólogo encontrou esse povo, foi classificado como rudimentar apenas na fala e construção, mas na concepção de cultura é uma civilização revolucionária e muito para frente.

    A principal dúvida é como elaboravam monumentos inspirados em clássicos da literatura universal? Se nunca tiveram leram, após 3 meses de monitoramento foi descoberto, praticavam antropofagia, não servindo como fontes de proteínas, mas também transmitia o conhecimento literário. 

 

 


INSPIRAÇÃO

 
      A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. Pensei na sugestão de criar em que trabalhasse usando contexto histórico como crítica para aquilo que muitos compreendem com a cultura dominante. Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!
 
 
REFERÊNCIAS
 

  Ps: A imagem do conto foi criado por intermédio de uma IA, wombo.art, digitei  "canibais cultura ilha perdida" e obtive esse resultado.


Comentários

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...