Pular para o conteúdo principal

REDES SOCIAS - 1984

         “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.” -
George Orwell  (livro 1984)

 

    Há quem diga que a tecnologia transcendeu as relações humanas, e já vivemos de forma indireta em uma distopia, especificamente 1984 do grande escritor do século passado, George Orwell, onde discorre sobre uma sociedade autoritária onde tudo é monitorado, e nada passa despercebido, por acaso já imaginou por qual razão após tirar foto, registrar um novo lugar, pesquisar um objeto que deseja adquirir e até ultrapassando os limites aceitáveis de violação de dados que em teoria deveriam ser sigilosos.

    Provavelmente você que está lendo não acredita no que disse anteriormente, por essa razão, solicito para que abra o Google Maps, clique na figura com três traços, abaixe e será apresentado para a sua linha do tempo, ou seja, acredita de forma ingênua que esse mecanismo permite isso apenas que você possa relembrar quando e onde foi? Não, há outro fato mais obscuro por trás, isso evidencia que de forma indireta, mas bem direta como notou, sabe localização exata de onde você já foi, por essa razão tenho leve preconceito de compartilhar informações da minha localização pelas redes sociais, pois caso alguém use de forma errada, seus familiares podem correr perigo, ainda mais, sendo uma pessoa que constantemente divulga muito da sua rotina, a pessoa propicia de forma indireta esses atos criminosos entregando para eles os dados vitais.

    Acredita que deter o poder das redes sociais é apenas um fato que afeta pessoas isoladas, mas não, saiba que foram influenciadas nas eleições americanas em 2016, na votação do Brexit no mesmo ano, e recentemente no Brasil nas eleições de 2018, que o presidente atual, usufrui principalmente desse meio de comunicação, ao invés do modo convencional (canais de televisão e debate com outros candidatos). Mas como fizeram isso? Nos dois primeiros casos, contrataram uma equipe específica, para criar um perfil de cada possível eleitor oriundo com informações do Facebook, dessa forma sabia qual a idade, sexo, ideias que apreciam, desse modelo influenciava o voto para determinado candidato.

    De acordo com estudos psicológicos, apontam que pessoas que usam frequentemente redes sociais, tendem a se distanciar das pessoas, principalmente familiares,  pois criam um mundo perfeito onde podem ressaltar como são felizes ou bonitos, após uma legenda que encontrei de um grande escritor (sem nunca ter lido uma obra dele) e inúmeras edições na fotografia que cria algo que é irreal, mas, no fundo, conquistará o que o autor almeja, curtidas, que servirão apenas para aumentar o seu próprio ego narcisista, por essa razão,  classifico quem faz isso como o personagem da obra, "o retrato de dorian gray.

    Nunca se indagou, quando alguém te marca em uma foto ou publicação, por qual razão ela não é exibida? Pois, quem desenvolveu isso sabe, que o nosso cérebro apresenta uma curiosidade que se desperta, em poucos segundos desse anúncio, estamos no programa analisando e já deixando uma curtida e comentário. Os programas que você passa muito tempo diário, possuí uma inteligência artificial que o conhece muito bem, pois consegue distinguir quando está solteiro, namorando, gostando de alguém, triste, feliz, enfim, atua como psicólogo; pai; melhor amigo e terapeuta te agraciando com informações  ou fotos que fará o seu corpo liberar ocitocina. Outro fato que devemos nos preocupar, que os jovens passam tempo demais no celular, até que infelizmente o seu QI se tornou menor que os dos seus pais, matéria que encontrará no final do texto publicada pela BBC Brasil.


https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513

    


 

INSPIRAÇÃO
 
  A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. Sugestão para a escrita desse texto, foi inspirado no documentário de 2020 da Netflix, o dilema das redes sociais, que mostra as consequências reais de como isso pode influenciar além de mudança comportamental quanto políticas no país, sintetizam o que trouxe ao longo do texto. Após assistir irá ficar chocado com o que ex funcionários vão revelar, a partir de então, irá analisar tais programas de uma forma diferente que a inicial. A obra que citei no texto, é uma distopia bastante célebre que antecipa essa vigilância que teríamos no século atual, além disso, é importante explicar o livro do retrato, pois o personagem possuí uma obsessão por sua aparência, evidência que encontra facilmente em perfis de famosos ou de conhecidos. Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!


    

Comentários

  1. Samara Fernandes Leite18 de novembro de 2020 às 18:02

    A inteligência escolhida por humanos para otimizar negócios e gerar facilitações agora possui algoritmos que mapeam não somente os nossos passos , mas induzem a nossa compulsividade pelo fetichismo da mercadoria. "Nada é orgânico, é tudo programado" "Pense, fale, compre, beba,leia, vote, não se esqueça,use, seja, ouça, diga,tenha, more,gaste, viva,pense, fale, compre, beba,leia, vote, não se esqueça,use, seja, ouça, diga", assim diz
    a cantora Pitty em sua canção Admirável chip Novo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...