Pular para o conteúdo principal

DIA DO PROFESSOR

 "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." -Cora  Coralina

        A profissão fundamental de todas é do professor (a), por intermédio dela é possível alcançar o seu sonho profissional. É de conhecimento comum, que ainda mais no Brasil, são heróis que passam despercebidos pela grande maioria da população, pois trabalham muitas horas por dia, se atualizam, investem em aperfeiçoamento e priorize sempre um novo método para fazer com que o estudante não se esqueça daquela informação vital, que será utilizado para uma prova, entretanto, os melhores professores ensinam não apenas conteúdo, mas transmite o conhecimento para a vida.

    É inegável que durante a Pandemia, e muitas instituições de ensino adaptarem para o molde "EAD'' pegou tanto alunos quanto docentes de surpresas, muitos não observam tal fato. Mas, durante esse período foi necessário o docente adaptar um local da sua casa, muitas vezes o seu antigo lugar para descanso em uma sala de aula, não apenas para tornar melhor para o aluno, também para sentir menos pressionado. Nesse tempo ainda mais quem trabalha em escola, é necessário tirar inúmeras dúvidas de pais e alunos no próprio celular, ou seja, grande parcela do seu tempo livre é usado para esse fim.

     Todo mundo alguma vez na vida, já sentiu a sensação de como é estar no outro lado, agradeço a professora Heloísa Helena por permitir essa experiência primordial, ainda no ensino fundamental quando ela separava uma aula, e permitia eu trabalhar com a turma um determinado conteúdo histórico, por exemplo: exibir um videogame, que demonstra como era a realidade no período Feudal. Ao decorrer do estágio do ensino médio, senti isso mais na pele, os cuidados que o docente precisa se ater: como transmitir o conteúdo na linguagem da turma; responder dúvidas;  chamar atenção de conversas paralelas; demonstrar uma forma que cativa atenção de todos, principalmente quando aborda algum filme, série ou analogia com o cotidiano de quem assisti. Não é nada fácil, mas muito compensatório.

    Enfim, admiro os docentes que mesmo com outros trabalhos, família, filhos e obrigações pessoais, conseguem ministrar uma aula que faz quem assiste presencial ou online, ficar de boca aberta, porque não tinha pensando naquela possibilidade em uma lei especial ou teoria que condiz com a realidade que vivemos (geralmente apresentado por um professor na faculdade).

 Grato pela dedicação, trabalho e atualização constante na matéria que ministra na perspectiva instituição de ensino. Seria impossível não mencionar grandes mestres que conheci ao decorrer dos estudos, sintam-se homenageados, pois como foi citado, não apenas por te conhecer, mas saiba que você me inspira nos estudos e muitíssimo obrigado, pelo nível de qualidade que notei ao longo aulas ministradas, para os respectivos grandes professores (a):

Período da escola: Heloísa Helena, Anne Viana, Eduardo da Cunha, André Kzart, Maria Nair e Anne Katharine.

Faculdade: Sérgio Coutinho, Fabrício Augusto, Eliane Cherruli, Anderson Batista, Marcio Nunes, Ana Lídia, Dinair de Andrade, Rodrigo Leitão, Rômulo Leone, Pedro Ponce e Leonardo Pedron.

Estudos para Concurso:

Atualidades/RIDE-DF: Rebecca Guimarães e Reginaldo Veras.

Direitos Humanos: Thiago Medeiros.

Português: Elias Santana, Vânia Araújo, Fernando Moura e Claiton Natal.

Raciocínio Lógico: Márcio Flávio e Luis Telles.

Estatística: Márcio Flávio.

Informática: Renato Mafra e Jeferson Bogo.

Redação:  Vânia Araújo, Fernando Moura  e Tereza Cavalcanti.

Direito Penal: Wallace França e Érico Palazzo.

Direito Penal Especial: Diego Fontes, Wallace França, Douglas Vargas, Diego Henrique e Fernando Cocito.

Direito Processual Penal: Geilza Diniz.

Direito Administrativo: Gustavo Scatolino.

Direito Constitucional: Aragonês Fernandes e Orlando Júnior.

Contabilidade: Feliphe Araújo.

Legislação Específica: Rafael de Oliveira e Marcos Fagner.

Direito Civil: Roberta Queiroz.

LODF: Rodrigo Francelino.

TAF: Marcos Martins.

Saúde Mental: Juliana Gebrim.

Orientação de estudos: Yuri Moraes, Vanda Souza, Nelson Marangon, Fernando Mesquita e Hailton Cunha.



INSPIRAÇÃO
 
  A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. A sugestão para a escrita desse texto, foi inspirado no dia 15 de outubro, além disso, mostrei as dificuldades que os profissionais dessa área enfrentam no cotidiano, e homenagem aos queridos docentes que tive ao decorrer dos estudos.  Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!



Comentários

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...