Pular para o conteúdo principal

NÍVEL SUPERIOR

            Nível superior, é algo almejado pela grande maioria dos jovens de nossa geração, ou seja, um sonho duplo no cunho profissional e, ao mesmo tempo, para realização pessoal, que foi instigado a optar em conta de determinado curso por familiares, amigos, professores, sonho próprio ou até mesmo de cunho religioso.
Mas poucos denotam que na Faculdade, mesmo vendo exatamente aquilo que você realmente gostava de estudar na escola, pois tinha afinidade naquela disciplina em especial, saiba que não é nada fácil, no âmbito acadêmico os estudos são bem mais atribulado, não pense que será semelhante aquela escola que estudou  no Ensino Médio, que possuía revisão, semanas antes da prova ou até mesmo dependendo da afinidade do professor com a turma, a revelação de questões da própria prova (De modo a garantir que nenhum indivíduo tire zero na avaliação).
     Uma coisa que achei bastante interessante que ouvi em uma palestra desse ano, fora acerca uma opinião do palestrante, Rodrigo Francelino afirmou o seguinte:“ Nem todas as pessoas, realmente devem cursar de graduação“, pois algumas pessoas podem exercer bem uma atividade profissional com escola técnica ou semelhantes, mas não usar tal fato como desmotivação. Na opinião do autor, que compartilha da dele, a pessoa que não gosta de principalmente de ler e precisa do estímulo de um responsável para efetivar seus estudos, saiba que irá passar momentos de dificuldade lá, porque não haverá professor cobrando de forma individual dos alunos como era na antigamente na escola, aprenda que o máximo que o professor universitário fará será falar acerca os indivíduos que mais faltam, tirando isso não os verá fazendo comentários desse modelo, e um dos outros fatores principais que podem atrapalhar seu progresso na Faculdade é a Timidez, pelo motivo de interferir na apresentação de trabalhos que podem influenciar muito na sua nota final (podendo ser sua salvação ou sua própria condenação.)
     Em vista do curso que almeja, guarde o seguinte com você: 
Não abra mão do curso que você deseja mesmo se a família ou se seus grupos sociais não o aprovarem, ou ter ausência de seu apoio nesse projeto, aí pode haver a seguinte dúvida, como irei saber qual faculdade fazer?  E lhe respondo o seguinte, faça o que se sinta realmente bem, ou seja, algo que goste (para trabalhar e passar alguns anos na graduação) e por último que não o faça pensamento somente no dinheiro (pois se for o seu caso, lembre-se será um péssimo profissional).
Para auxiliar quem não escolheu ainda, irei citar como escolhi o meu curso (História), desde o Ensino Fundamental e Ensino Médio sempre fui bom nesta matéria, mas decidi mesmo nos últimos anos da escola (2° e 3° Ano), mas fui influenciado por uma professora em especial, a Heloísa Helena que tive na 6.ª série até o 1.º Ano, pois foi ela que fez com que eu gostasse de História do modo que me tornei extremamente interessado por tal matéria, que decidi seguir no meio acadêmico, e nessa época para terem ideia sempre era um pouco a frente que os amigos nessa matéria, pois via diversos documentários e estudava mais a fundo sobre determinadas temáticas que me interessava mais, meu conhecimento é vasto sobre guerras, mas com especificação no século XX, em relação à Segunda Guerra Mundial... Meu assunto preferido), então como ressaltei mesmo que possa parecer Impossível ter acesso ao seu curso... não desista dele, e utilize a frase do cantor Chorão em sua vida (Um ídolo, que mesmo que não esteja entre nos admiro muito)“ Impossível é uma palavra muito grande que gente pequena usam como mecanismo na tentativa de  te oprimir” – Chorão
Sempre há aquela pessoa, que pode pertencer a sua família ou não, como um grande amigo ou semelhante, do qual você possui uma grande admiração e o usa como referência nos estudos no meio acadêmico ou podendo ser na escola, e no meu caso é o da Marianna Carolina, uma grande amiga minha da época de Ensino Médio (éramos da mesma turma, e formamos juntos) para explicar o porquê a considero dessa forma, irei simplificar a história acadêmica dela, o sonho dela era cursar Medicina (que é bastante difícil aqui no Brasil, por conta da concorrência e nota de corte), e mediante à esses empecilhos, mesmo assim ela não desistiu de cursar o que realmente era o seu sonho, como já conheci muitas meninas que gostariam de cursar esse curso e geralmente mudam o curso, contudo com a Mari foi diferente, ela decidiu o fazer fora do Brasil, então foi ao Paraguai para estudar e como é evidente ela é muito determinada, focada, empenhada e estudiosa em relação a tal feito que ela propôs a correr atrás... e o que sei muito bem, além de tais atribuições sobre ela, se tornará uma excelente profissional no campo da saúde... e Lembre-se, que seu amigo o Machado acredita e tenho um grande respeito, pela pessoa que é!
E quando tiver êxito no Vestibular da faculdade que desejam, lembre os 2 essenciais... Tente desde lá, se tornar um excelente aluno e desse modo se tornará um bom profissional (não em notas, mas como pessoa) … E nunca por hipótese alguma, abra mão deste seu sonho.

Segue abaixo algumas citações em relação a conhecer a si mesmo a (1.ª), e sobre Conhecimento a (2.ª)
“ Só resta ao homem
(Estará equipado?)
A dificílima dangerosíssima viagem
De si a si mesmo ‘’ – Poema O homem, as Viagens – Carlos Drummond de Andrade
“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele. ‘’ - Jean-Jacques Rousseau

Gabriel Machado Saccilotto Freitas – 06/11/2017 
 
 

Comentários

  1. SAMARA FERNANDES LEITE30 de outubro de 2021 às 11:45

    Crítica interessante sobre o futuro velado que cada busca construir por meio do conhecimento.
    Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...