Pular para o conteúdo principal

VAIDADE

 "Não era a vaidade que a atraia para o espelho, mas o espanto de descobrir-se" Milan Kundera

    

     Uma moça está sentada à mesa do seu quarto, diante de um grande espelho que acabara de ganhar de sua avó. O espelho está família há séculos e ela estava usando-o para deixar seu cabelo como almejava para a festa que teria horas mais tarde. Enquanto alisava o cabelo, ela não viu uma leve inclinação no espelho e cortou a ponta do dedo tão pequena como a ponta de um palito. Mesmo limpando o sangue que respingava, ela não se preocupou com a quantidade insignificante que ficara armazenada. Ela tomou um banho quente, lanchou e já estava a caminho do baile na escola¹.

     Na noite anterior, ela apresentava uma dor insuportável nos dentes. Seus pais haviam observado que ser fruto de uma cárie e seria necessário um processo caro, lento e dolorido para ser livrar dela. Entretanto, enquanto estava no banheiro do colégio, constatou enquanto arrumava seu cabelo e passava batom, que não sentia nenhuma dor, nem mesmo ao morder. Seus dentes estava tão brancos como uma nuvem no céu e rígido como uma rocha.

    Passou horas dançando com as amigas, e quando retornou ao banheiro, notou que suas roupas não cabiam direito, estavam tão largas que pareciam cortinas. Era como se tivesse perdido peso em poucas horas, e os rapazes não conseguiam desviar o olhar de seus belos atributos, até mesmo as amigas comentaram sobre uma delas estar seguindo uma dieta de frango e peito.

    Ao retornar para casa, sentou na cama e pensou no melhor dia que tivera até então. Olhou para o espelho e talvez por conta do sono ou das bebidas, viu uma imagem de uma pessoa ao seu lado, mas não se preocupou com isso. Sentou na cadeira para arrumar os cabelos e constatou estarem mais lisos e não se enrolavam como antes. Refletindo para sua nova imagem, ela se avaliou como tão bela que mesmo se usasse apenas um saco de batatas², qualquer homem não resistiria ao seu encanto. Falando deste modo, parecia uma bruxa.

    Entretanto, na manhã seguinte, ela acordou com uma sensação estranha em todo o seu corpo. Olhou-se no espelho e levou um grande susto: estava irreconhecível, seus olhos haviam escurecido, a pele ficara amarelada e as feições estavam distorcidas. Lentamente, ela observou que o espelho que ganhara de sua avó estava amaldiçoado. Ele havia absorvido o seu sangue e a sua vaidade, e agora estava consumindo a sua alma.



 

INSPIRAÇÃO

 
      A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. A sugestão para o texto surgiu após assistir um vídeo similar um curta no facebook, todavia, no vídeo o próximo espelho por vontade própria começava a realizar mudanças na em uma fotografia da personagem, além disso, o tempo no curta é mais corrido morrendo enquanto decide sair de casa, já no conto, como observou fica aberto a possibilidade de estar viva ou não.   Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!
 
 
REFERÊNCIAS: 
 

1. Analogia com o ambiente do filme e primeiro livro, Carrie a estranha, do mestre do terror Stephen King;

2. Em 1951 o fotografo Earl Theisen fez um ensaio da estrela Marilyn Monroe usando um vestido feito com sacos de batatas;











Comentários

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...