Pular para o conteúdo principal

GÁS MORTAL

 "Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força.'' - SUN TZU

  "Finalmente, decidimos liberar o gás. O meteorologista tinha razão. Foi um dia lindo, o sol brilhava. Onde havia erva, era verde. Devíamos ter ido fazer um piquenique, não fazer o que íamos realizar. Enviamos a infantaria (alemã) de volta e abrimos as válvulas (de gás) com as cordas. Durante a hora do jantar, o gás começou em direção aos franceses. Estava tudo calmo. Todos nos perguntávamos o que ia acontecer.
  Como esta grande nuvem de gás verde-cinzento estava se formando na nossa frente, de repente ouvimos os gritos franceses. Em menos de um minuto começaram com o maior disparo de espingardas e metralhadoras que eu já tinha ouvido. Cada arma de artilharia de campo, cada metralhadora, cada espingarda que os franceses tinham, devia estar a disparar. Nunca tinha ouvido tanto barulho.
  O granizo de balas sobre as nossas cabeças, era inacreditável, mas o gás não parava. O vento continuou a mover o gás para as linhas francesas. Ouvimos as vacas a brincar e os cavalos a gritar. Os franceses continuaram a disparar. Eles não podiam ver o que estavam a disparar. Em cerca de 15 minutos, os tiros começaram a parar. Depois de meia hora, apenas tiros ocasionais. Então estava tudo calmo outra vez. Em um tempo, estava limpo e nós passamos pelas garrafas de gás vazias.  O que vimos foi a morte total. Nada estava vivo.
  Todos os animais tinham saído de seus buracos para morrer. Coelhos mortos, toupeiras, ratos e ratos estavam por todo o lado. O cheiro do gás ainda permanecia. Ele pendurou nos poucos arbustos que foram deixados. Quando chegamos às linhas francesas, as trincheiras estavam vazias, mas em meia milha, os corpos dos soldados franceses estavam por todo o lado. Foi inacreditável. Depois vimos que havia alguns ingleses. Você podia ver onde os homens tinham garras em seus rostos, e gargantas, tentando obter um hálito. Alguns se mataram. Os cavalos, ainda nos estábulos, vacas, galinhas, tudo, todos estavam mortos.     Tudo, até mesmo os insetos estavam mortos ". - Willie Siebert, um soldado alemão, recorda o primeiro ataque de gás na história na Batalha de Ypres. 1915.

 

 EXPLICAÇÃO HISTÓRICA

 Durante a Primeira Guerra Mundial, foi utilizado armas químicas, principalmente como traz nesse relato, o gás, que traziam sintomas terríveis para as vítimas, principalmente sensação de afogamento ou asfixia. Um dos mais conhecidos é o gás mortada, que causa queimadura com formação de bolhas na pele e nas mucosas do trato respiratório, podendo levar à cegueira e morte por asfixia. Uma forma de morrer horrível e dolorosa, um fato interessante para citar que perto do final desse conflito que durou 4 longos anos, o soldado Adolf Hitler ficou internado por alguns meses em consequência dessa arma.

 Essa batalha narrada, ceifou cerca de 15 mil vidas por intermédio da nuvem de gás clorado, além disso, é relevante citar que em 1925, foi assinado o Protocolo de Genebra, onde baniu o uso de armas químicas, todavia, infelizmente quando iniciou a Segunda Guerra Mundial, foi usada de forma indireta.


Ps: Como foi traduzido baseado na língua original, é passível de erros, todavia, a essência principal do relato é transmitida! 

 


 

INSPIRAÇÃO
  A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. A sugestão para a escrita desse texto foi encontrada em um relato de guerra de um ex soldado, encontrado em uma página do Facebook que acompanho (battle and beers). Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!


 

Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...