Pular para o conteúdo principal

CONTROLE

''Somos prisioneiros de ideias.'' Ralph Waldo Emerson


     Num futuro distópico, onde a linha entre ética e progresso desapareceu, o governo implantou um chip no cérebro de cada recém-nascido. O propósito não era apenas moldar memórias afetivas, mas determinar o destino de cada indivíduo. Desde a mais tenra infância, a trajetória de cada cidadão estava predeterminado, moldada por algoritmos complexos e decisões impessoais.

    Em uma realidade, conhecemos Júlia, uma jovem que cresceu em um ambiente de estabilidade e privilégios. Seu chip, cuidadosamente programado, a destinava a uma carreira brilhante. Os pais, sempre amorosos, eram figuras idealizadas, moldando uma infância repleta de felicidade fabricada. Júlia, porém, sentia uma estranha inquietação, como se algo estivesse faltando.

    Outro cenário, conhecemos Pedro, cujo chip o marcava como um potencial transgressor. Crescendo em uma realidade caótica, com memórias de abandono e violência, Pedro estava destinado a uma vida criminosa. Seu ódio pelas autoridades era palpável, uma manifestação cuidadosamente cultivada pelo governo.

    Um oficial de alto escalão do governo, sombra no escuro, confessa ao presidente que o sistema era, na verdade, projetado para criar um nível de caos controlado na sociedade. O bandido número 78.985/55507, o qual Pedro representava, era uma peça essencial no grande jogo.

    O agente do governo explica que a falsa memória da morte brutal do pai de Pedro foi cuidadosamente implantada para criar um catalisador de rebelião. O caos gerado por esses "rebeldes" era a válvula de escape necessária para manter o controle sobre a população. O sistema precisava de antagonistas, de desviantes, para justificar sua própria existência.

 


 

INSPIRAÇÃO

 
      A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. É uma ideia nova, o Governo usa um chip para criar o caos agindo para impactar na sociedade e impactar a o futuro de cada indivíduo  com crítica social .  Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!
 
 Ps: A imagem do conto foi criado por intermédio de uma  IA, SEAART AI, digitei "criar imagem realista de ficção científica sobre um governo distópico implantar um chip no cérebro de bebês para influenciar seu desenvolvimento e prever seu futuro, afetando se tornará um bandido ou pessoa de sucesso "  e obtive esse resultado.

 

 


Comentários

  1. Contexto distópico interessante sobre determinismo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, boas críticas sociais.

    ResponderExcluir
  3. O trecho apresenta um cenário distópico no qual o governo implanta chips cerebrais em recém-nascidos, moldando sua trajetória e determinando seus destinos por meio de algoritmos complexos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...