Pular para o conteúdo principal

JANELA TEMPORAL



"O tempo não é apenas uma linha reta; é um labirinto de possibilidades." - Stanisław Lem



    Nos confins do século XXIII, a humanidade alcançou um feito científico inimaginável: a viagem no tempo. Porém, essa conquista incrível veio com uma restrição implacável - cada indivíduo tinha apenas uma oportunidade de viajar ao passado. Conhecida como a "Janela Temporal", essa oportunidade única desafiou as noções de destino e livre-arbítrio.

    A primeira pessoa a usar a invenção foi a renomada cientista, Dr. Elena Ramirez. Ela escolheu retornar ao ano de 2010, um período crítico para a pesquisa climática. Suas ações levaram a uma revolução na conscientização global sobre as mudanças climáticas, alterando significativamente o curso da história ambiental.

    A notícia da viagem da pesquisadora desencadeou um frenesi global. A humanidade percebeu que ações tomadas no passado poderiam moldar o presente e o futuro. Assim, as pessoas cuidadosamente escolheram seus momentos para retornar, cada um com uma ambição diferente.

    Alguns escolheram retornar à antiguidade, compartilhando tecnologia avançada para acelerar o progresso humano. Outros voltaram a momentos cruciais da história, tentando impedir tragédias como guerras e pandemias. Uma minoria optou por questões pessoais, revivendo momentos de felicidade perdida.

    No entanto, as consequências eram imprevisíveis. As mudanças nas linhas do tempo causaram paradoxos, criando realidades alternativas e estranhas distorções. Enquanto alguns tentavam consertar o passado, outros inadvertidamente o tornavam pior.

    Uma sociedade de pessoas que conheciam o passado e estavam dispostas a mudá-lo se viu envolta em debates éticos e dilemas morais. Afinal, quem tinha o direito de alterar o curso da história? E qual era o preço de interferir no tempo?

    Conflitos emergiram quando indivíduos descobriram que as ações de outros afetaram seus próprios passados. Uma pessoa que evitou uma pandemia em 1918 poderia, inadvertidamente, afetar a vida de alguém que, de outra forma, nunca teria nascido.

    As implicações psicológicas da descoberta também eram profundas. Aqueles que já haviam usado sua única viagem, estavam constantemente atormentados pelas escolhas que fizeram e pelas possibilidades não exploradas. Muitos se perguntavam se teriam feito um mundo melhor ou pior ao retornar ao passado.

    Com o tempo, a sociedade passou a perceber que, apesar do conhecimento do passado, o futuro permanecia incerto. A Janela Temporal se tornou um reflexo da complexidade humana, uma ferramenta que revelava a luta eterna entre o desejo de mudar o passado e a aceitação do presente.

 

 


 

INSPIRAÇÃO

 
      A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. É uma ideia nova, tentando fugir do clichê da viagem no tempo ser exclusiva como fora abordado na literatura,  pensei na possibilidade de toda uma população ter a possibilidade de usufruir da invenção, mas posteriormente observam que sua mudança pode se tornar uma dádiva ou um tormento.  Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!
 Ps: A imagem do conto foi criado por intermédio de uma  IA, BING AI, digitei "Uma sociedade descobre a possibilidade de viagem de volta para o passado, contudo só pode realizar uma vez tal demanda"  e obtive esse resultado. 
 

 

Comentários

  1. Parabéns pelo texto,amor. Gostei da reflexão de sentido se apresentando no âmbito da distopia científica.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema do texto e gostei das reflexões sobre aceitarmos o presente ,afinal toda mudança atrai consequências sejam boas ou más 👏👏

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Lembrei do “De volta para o futuro” …hehehe… 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...