"Abandono: uma jangada que sai sem você dentro dela."
Recentemente, tenho notado um aumento no número de robôs vagando pelas ruas durante a noite, em particular próximos a padarias e mercados, solicitando de cada cliente uma pilha para se alimentar da fome que os acomete. Desde pequeno, nunca imaginei que esses seres poderiam sentir fome, o que me deixou bastante inquieto. Contudo, acredito que nosso prefeito terá a resposta para todos os problemas desse grupo tão marginalizado.
Anteriormente, um candidato com viés progressista assumiu o governo e implementou cargas gratuitas pela cidade. No entanto, como qualquer coisa de graça para aqueles que não têm nada, essa medida atraiu um grande número de seres automatizados que passaram a desfrutar da energia e saciar sua profunda fome. Infelizmente, essa bondade não resistiu nem três meses. O uso em excesso e a utilização de cabos desatualizados afetaram de maneira irreversível o sistema de alimentação, tornando a manutenção um gasto oneroso para o Estado.
Lembro-me de quando era pequeno, a moda era ter o seu próprio robô em casa. Eles cuidavam da cozinha, lavavam roupas, auxiliavam os filhos do patrão com os deveres da escola e até mesmo limpavam a sujeira do cachorro. O ápice do consumo foi tão rápido que as fábricas lucraram valores absurdos lançando um novo ajudante do lar. Em diversas propagandas, eram incrementadas novas funcionalidades, fazendo com que o antigo robô fosse simplesmente abandonado pelo seu antigo "companheiro de vida". Não foi a única vez que vi o antigo robô de nossa casa nos observando pela janela, enquanto a família ansiava pelo churrasco, enquanto ele apenas enferrujava até ficar imóvel por completo pela ação da natureza.
INSPIRAÇÃO
Os robôs sem-teto acabam em sua cidade por causa do clima seco e das estações de recarga gratuitas. Eles foram abandonados anos atrás por serem lentos e desatualizados, e agora vagam pelas ruas e se escondem em prédios vazios. A maioria das pessoas os quer reunidos e destruídos para sucata.

Ótima crítica, lembrei de A inteligência artificial e de um episódio distópico de uma série.
ResponderExcluirGostei bom p uma reflexão
ResponderExcluirExcelente texto ,adorei a crítica social e a forma como a leitura nos leva a muitas reflexões.
ResponderExcluir