Pular para o conteúdo principal

SE COMPORTE

 "O comportamento é um espelho no qual todos mostramos o que somos." - Alfred Montapert

 

    Caro diário, fui ensinada desde pequena que não poderia abrir a boca a não ser para comer, fui criada como uma bicho, jamais aprendi a falar como os outros, quando ingressei na escola, sempre ficava retraída e a professora reclamava com a velha senhora que cuidava de mim, infelizmente ela jamais teve paciência comigo e muito tempo para me tratar como sua filha, por isso, decidiu que a cada atitude feita apressada ou errada, eu sentirei na pele por qual motivo seria melhor eu não abrir minha boca, durante a noite, uma voz falou diante de mim: "Criança, ordinária, vá para o seu quarto, e não saia comendo tudo igual um animal, seja como meu cachorro, ele pelo menos tem modos". Andava lentamente pelo longo corredor, até chegar na grande escada para o subsolo, minha blusa estava encharcada. 

  Provavelmente deve estar supondo que o meu quarto é grande, belo, todo pintado de rosa e com brinquedos infantis, saiba que está totalmente enganado, eu vivo no que ela classifica como lugar apropriado para mim, meu grande sonho era ter força e ser maior para não tolerar isso mais nenhum dia, infelizmente me encontro aqui, no lugar que preciso dividir com suprimentos e equipamentos tão velhos que ocasionalmente, eu posso até escutar barulho oriundo das caixas, nunca tive coragem de abrir, para minha sorte, ao meu lado, tinha o meu urso já sem olho, de cor bege claro, todo peludo, quando despertei na madrugada, dei um beijo no meu ursinho, e começou a se mexer, quando acendi a luz, gritei o mais alto que pude, era um rato, bastante gordo, é maior que o cachorro da governanta, naquele dia aprendi que jamais deveria gritar quando as pessoas dormem, minhas costas doíam como um cão atropelado, dormi novamente em lágrimas.

     O melhor dia da minha vida nem era o meu aniversário, se tornou quando a mulher da assistência social ia nos visitar, eu podia tomar banho, ficar cheirosa, comer do melhor que aquela residência poderia me prover, e ficar no quarto que deveria ser meu, ali, era como desejava, todo branco e rosa, uma casa enorme de bonecas para eu brincar e um pássaro para me fazer companhia, engraçado que aquela espécie geralmente fala muito, mas até ele tem medo da senhora, descobri isso lendo em um livro, grandes fatos sobre os animais, já que desde a síndrome de Mowgli que me atingiu segundo o doutor que me consultou, jamais retornei para a escola, quando pegava um livro, deveria fingir estar lendo e demonstrar um belo sorriso, e ressaltar ser tão amada ali e que adorava minha avó. 

    Durante a visita da assistente social, ela era a pessoa que gostaria que me adotasse, uma pessoa que adora as crianças e jamais me traria como sou tratada, mas deveria continuar com as mentiras, quando a minha "avó'' pegou o livro para mim, e me entregou, enquanto baixava a cabeça em minha direção para beijar minha testa, disse bem baixo para que apenas eu conseguisse ouvir: "Se comporte bem, ou você irá se encontrar com seus pais.'' Mamãe e papai, morreram há um ano durante a guerra que assolou nosso antigo lar.

 


 

INSPIRAÇÃO

 
      A ideia central para esse texto pode ser observada logo embaixo. A ideia para esse texto é nova, fruto de uma sugestão para o texto, da minha namorada, Samara, solicitou que eu realizasse um texto onde o personagem não tivesse poder de fala, abordasse um teor psicológico sobre o terror, inadmissível não vincular com crítica social, pois a criança é muda, por isso é menosprezada. Enfim, caro leitor (a), espero que sua leitura seja prazerosa!
 
OBS: infelizmente pessoas na família com alguma deficiência mental, na grande maioria dos casos, a família tentar esconder que essa pessoa existe. Leia novamente o texto a partir dessa nova informação! 

     Um conto que serviu como inspiração é Negrinha do escritor Monteiro Lobato.

Comentários

  1. SAMARA FERNANDES LEITE25 de fevereiro de 2022 às 17:18

    Texto incrível, foi além do que imaginei,pois abordou um amordaçamento do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom. Reflexivo e muito atual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...