"Não é a pornografia que é obscena, é a fome que é obscena." - José Saramago
Abri uma caixa, encontrei um presente que pedi muito a Deus, uma pequena árvore-de-natal, ficará ao lado do meu colchão, para minha sorte também encontrei no fundo, um gorrinho de papel noel, estava manchado com gordura de uma pizza, mesmo assim não seria por essa razão que eu ficaria sem poder usá-lo na minha cabeça, em questão de segundos, após limpar da minha maneira, já o exibia, minha família observou haver muito tempo não se via em meu rosto aquilo, um doce e simples sorriso por um ato simples.
Moro com minha família em um barraco do lado lixão, durante o vírus estilo a gripe meus pais perderam seus respectivos empregos, e para evitar passar fome, a única maneira possível para se alimentar e pagar um lugar para ficar seria aqui, algumas vezes vejo ratos na mesma luta que nós, buscando seu alimento, há dias que sinto tanto fome, que se visse um pedaço de pizza cairia na briga com outras crianças, inclusive até os ratos, adoram uma caixa cheirando gordura e restos de comida. Para espantar a fome, tomo água com açúcar e durmo o mais cedo possível, aprendi já desde pequeno, quem dorme cedo não sente fome durante a hora do jantar.
Interessante revelar que a cor de pele da criança é negra, exibindo ainda mais como infelizmente somos uma nação infeliz e bastante desigual. Quando abro os olhos toda manhã, meus pais me ensinaram que mesmo no pouco devemos ser grato a Deus por guardar seus filhos, sempre antes de dormir, rezo para que finalmente consiga sentir a real textura de uma carne de peru, mamãe diz que é uma das melhores comidas nesse mês, senti minha barriga roncando mais uma vez, rezei para que o caminhão venha com comidas ainda quentes, e que não tenha nenhum inseto nelas.
"Papai do céu, agradeço pelo senhor cuidar da minha família, não dê um emprego, mas sim, condições aos meus pais para não sentir mais aquela dor pungente interna na barriga, que apenas diz uma coisa, estou com fome, por favor, Deus, sei que você me escuta e irá cuidar de nós.''
INSPIRAÇÃO
Ps: A função do texto foi forte do início ao fim!
https://www.youtube.com/watch?v=awm4tw9jDe8 Matéria Repórter Record Investigação
Ótimo texto.
ResponderExcluirÉ sempre bom ter um olhar atento e crítico,mas sobretudo solidário sobre essas desigualdades.
Amei o texto! Que tenhamos esse olhar atento e sistêmico para as necessidades do mais desfavorecidos.
ResponderExcluir