Pular para o conteúdo principal

CONCURSO

     A partir de fevereiro de 2019 eu decidi começar o estudo para concursos públicos, inicialmente é normal a pessoa se sentir perdida, por uma série de razões, entre elas podemos citar: o desconhecimento de todas as matérias do cargo que almeja, banca (principal medo dos estudantes caso seja a famosa CEBRASPE), ainda não possuir experiência nas provas, e o principal medo que o rodeia, ele terá êxito nessa prova que investe um tempo determinado, podendo ser por alguns meses ou anos de preparação, isso é o que iremos se debruçar ao longo desse texto.
       A dica que lhe dou nessa área é que você precisa mirar em uma direção e focar nela até obter sucesso, porque você provavelmente conhece aquele amigo ou colega que faz qualquer concurso que sai edital, presta Tribunal, Policial, Fiscal e Ministério Público essa pessoa em questão não passa em nenhum concurso. Por essa razão é necessário averiguar uma área que deseja e se vê exercendo aquela área, pois dessa forma se tornará um ótimo profissional.
      O motivo primordial porque as pessoas são aprovados em concursos é pelo fato de não terem desistido e persistido, um desses exemplos se encontra em uma amiga minha chamada Bruna, seu sonho era ingressar na esfera militar, estudou por dois anos, no primeiro falhou, mas já na próxima prova que prestou obteve sucesso que buscou para conquistar, e saibam que ela até chegou a ser aprovada para o vestibular da Federal de Brasília em Farmácia, entretanto esse não era seu sonho, por conta disso devemos seguir o que nosso coração nos diz, sei que ela será uma militar sensacional!
Outro fator que ouvimos muitos dos concurseiros, em geral, é sobre abrir mão, isso é algo bastante importante, devemos conceder meio que durante um prazo abdicar daquilo que gosta, mas é algo fútil para sua sonhada aprovação, eu, por exemplo, adoro jogar jogo de vídeo, até começar a estudar dedicava muitas horas nessa área, ou seja, primeiro temos os dias de luta para depois alcançarmos os dias de glórias como cantava o cantor chorão.
       Além disso, é importante salientar que mesmo que você possua um grupo de estudos, estude com um grupo de amigos, lembre-se que esse momento é totalmente solitário, e agora você talvez esteja me achando bastante radical, entretanto a realidade é essa, independente caso tenha um relacionamento ou esteja solteiro(a). Pois, passamos muitas horas apenas você ao lado de apostilas, livros, videoaulas e elaboração de exercícios (considerado o pilar dos estudos) para qualquer prova que você prestará.
Entretanto, mesmo sendo um ambiente “solitário’’ você nota que sua opinião e o nível de conhecimento muda completamente, pois, por exemplo: começa a estudar sobre Direito Constitucional e aprende deveres e garantias fundamentais que já existiam, mas até então não tinha acesso àquele conhecimento específico ou dentro do Direito Penal nas modalidades que há uma exclusão de ilicitude (não cometeu crime), ademais garante você ter contato com pessoas que possuem sonhos e objetivos semelhantes com o seu, nesse longo tempo de estudos, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, dentre elas: Maria (melhor estagiária que já conheci) que busca seguir carreira como militar, Lílian Oliveira que será uma ótima policial civil e uma excelente professora de redação, Carolainy que deseja carreira militar e a Sarah Almeida também está se preparando para a polícia civil, e o engraçado que acho desta que estudamos juntos no final do ensino médio, entretanto naquele período a gente não possuía nada em comum.
        Como citei no texto, fazer questões é algo extremamente necessário para passar na prova que está estudando, pois, é a única maneira para conhecer bem a Banca do seu concurso em específico, como diz Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo, nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” em sua obra A arte da guerra. Por esse motivo que os exercícios são tão fundamentais.
Entretanto, se tratando do concurso que esteja estudando, áreas militares ou segurança, deve estar associado com os estudos a preparação para o famoso TAF (Teste de Aptidão física), porque muitos candidatos focam apenas na prova objetiva e discursiva, se esquecendo de desse parte que poderá te jogar para dentro do jogo de fato ou ser sua derrota, mas para isso não ocorrer recomendasse iniciar os treinos antes de o edital ser publicado, tire três dias da semana para correr e ir treinando as outras atividades presentes no edital.
No início do texto citei sobre ter um “foco’’ e como não citei para qual área estou me preparando, decidi estudar para a PCDF, porque admiro o trabalho nessa área, além disso, por três fatores primordiais: me vejo atuando como agente/escrivão e ajudando a sociedade; uma excelente oportunidade para ingressar em concursos maiores (trampolim) e pela remuneração que te auxilia em outros projetos que você sonha.
      Segundo Napoleão Bonaparte “Minha grandeza não consiste em não haver caído nunca, mas em haver me levantado sempre.”
       Enfim o importante é não desistir, pois, mesmo tenho sido reprovado em uma prova ou não ter tido sucesso em alguma etapa, lembre-se que hoje você está mais perto do seu sonho do que ontem, para os que tem dificuldade nessa área, use o estudo como um trabalho, determinar especificamente as horas para seu início e término, e o cumprimento de metas ao longo da semana.



Eu e o professor Diego Fontes - 1.º Aulão Solidário que participei.

Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS

CARTA DE AMOR

"Apai xonar-se por você é como pisar em uma mina terrestre. " - King Theta    Pensei ter chegado atrasado naquela palestra na faculdade, para a minha sorte ainda não tinha começado. Antes de sentar reparei em uma bela mulher, jovial, mas não foi a parte física que me atraiu nela, mas no que diz relação a sua beleza interna (intelectual), pois notei, enquanto ela esperava iniciar o evento, lia uma obra, que examinando melhor a capa após ela fechar para checar o seu celular, notei que era o grande clássico nacional, Dom Casmurro, nesse instante verifiquei que tinha que falar com ela.  Após cerca de duas horas, terminou, fui logo ao seu encontro, me apresentei de forma rápida, debatemos de forma breve sobre literatura, mas era difícil me concentrar nas suas palavras, enquanto de forma indireta contemplava ela. Morena; cabelo cacheado; olhos castanhos; pelo jeito que utilizava diferentes termos na conversa, observei que apresenta um vocabulário bastante rico; pelo seu colar, ...

Texto especial - CURIOSIDADE DOS GRANDES ESCRITORES

"Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.'' - Henry Miller   Acredito que todos quando lemos uma obra nos questionamos o que inspirou determinado escritor ou escritora para elaborar determinada obra, isso é bastante normal, no texto de hoje essa é minha meta, apresentar alguns autores famosos e demonstrar por qual razão escreveu certa obra, ou focando em determinada característica literária dele.   Quem escreve utiliza um grande ramo de inspirações para criar uma obra, podendo ser eventos positivos ou negativos que dão conteúdo e forma para um simples texto, que ao passar de dias, semanas, meses e por fim ano, irá ganhar formas de uma livro. Há autores que se inspiram em outras obras famosas de um tema similar do que deseja abordar, como é o caso das distopias, cada uma trata sobre uma trama quase "idêntica'', mas o que a torna essa nessa categoria é a cereja do bolo.    Edgar Allan Poe escritor do século XIX, quem lê seus contos atualme...

Pandemia - Dificuldades na Quarentena

 "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." - H.P. Lovecraft     Quem esperava que o ano de 2020 iria "presentear a humanidade'' com esse vírus? Que teve início na China, em poucos meses por meio da Globalização levou as maiores cidades do mundo a entrar em estado de alerta, obrigando cada um deles para evitar a alta contaminação e por conta disso decretar o fechamento de instituições comerciais, educação em todos os níveis, entretenimento e outras diversas ramificações possíveis no que dita meio de obtenção de capital financeiro, ou seja, estamos vivendo um fato que irá mudar a forma como vivíamos antes do vírus. Acredito que o principal sentimento de todos é ansiedade, querendo ou não ela aumentou nesse período, casos de violência contra a mulher, e como vemos em muitos sites de notícia, a redução da economia ao nível mundial, e outras questões subjetivas, mas muito imp...